segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1ª CONFERÊNCIA. Frei Clodovis Boff: epistemologia teológica a partir da espiritualidade


Como primeiro conferencista do VII Congresso do CETESP, o professor Frei Clodovis Boff agradeceu pelo convite e recordou que foi o primeiro a receber o título de mestre pela antiga FAI – Assunção – hoje afiliada à PUCSP.
Para abordar a temática do diálogo, ele estabeleceu como seu panorama de condições os pólos da identidade e da alteridade, bem como elegeu o primeiro item como centro de sua fala. Em seguida, ele garantiu a abordagem do tema proposto – a epistemologia teológica – a partir da espiritualidade, tomando-a como a “menina dos olhos” da Teologia. Isso ficou patente em toda a exposição.
Sua abordagem deu-se em quatro momentos: a situação de contraste entre teologia e espiritualidade; as razões da existência desse contraste; os fundamentos para um diálogo fecundo entre as duas partes; as indicações práticas para que esse diálogo aconteça.
Em toda a sua fala, Frei Clodovis procurou centrar-se nas fontes da Teologia para afirmar a espiritualidade como essência dessa que, mais que uma ciência, é uma sabedoria. Vários autores cristãos, de pensamentos e correntes diversas, foram evocados, sobretudo a grande figura de Santo Tomás de Aquino - o qual, mais que doutor, foi um mestre espiritual de notável piedade.
Depois de trabalhar as díades infusio e studio, unctio e rigor, dom e tarefa, o conferencista resumiu seu discurso na necessidade de um estudo sério acompanhado de profunda oração para se fazer, de fato, um itinerário teológico.
Após o intervalo, Frei Clodovis respondeu a várias questões da platéia.

Pe. Cazarotto: é preciso derrubar muralhas para dialogar


Pe. José Luiz Cazarotto, diretor do ITESP – casa anfitriã do VII Congresso de Teolgoia do CETESP – voltou sua fala de boas-vindas ao desafio de dialogar. Como se trata de uma abertura ao outro, é preciso que o diálogo passe por vários momentos: a escuta, seguida pelo silêncio para, só então, ter algo a dizer.
Ele elogiou a realização do Congresso e enfatizou o trabalho que ele envolve. Também cumprimentou aos professores e alunos envolvidos diretamente na comissão preparatória.

Dom Odilo discursa na abertura do VII Congresso


O Cardeal Arcebispo de São Paulo, D. Odilo Scherer, discursou ao público presente na abertura do VII Congresso de Teologia. Ele felicitou o CETESP pelo evento e pela escolha do tema deste ano: “Diálogo aberto: Teologia &”.
Introduzindo as temáticas a serem abordadas nesta semana, Dom Odilo falou sobre as condições necessárias para um verdadeiro diálogo entre a Teologia e as demais Ciências. Como síntese dessas condições, impõem-se a identidade e a escuta, sem as quais não há verdadeira contribuição mútua.
Em tom exortativo, ele tratou da necessidade de entrar em todos os “novos aerópagos”, sobretudo nestes tempos de virada de época, nos quais a Igreja não pode e não deve ficar para trás.
O Cardeal encerrou sua fala deixando augúrios de uma boa semana de estudos.

Abertura do VII Congresso de Teologia no ITESP


Nesta manhã do dia 26 de setembro de 2011, a partir das 8h30, teve início o VII Congresso de Teologia do CETESP nas dependências do ITESP (Instituto de Teologia de São Paulo). Os anfitriões fizeram a acolhida e a oração inicial, com a entoação de mantras e a invocação ao Espírito Santo.
O auditório ficou lotado com a presença de professores e alunos das faculdades afiliadas ao CETESP, além de outros interessados no assunto. Pela primeira vez, compôs o quadro a Faculdade de Teologia do Mosteiro de São Bento.
Encerrada a oração, várias personalidades dirigiram a palavra: D. Odilo Scherer; coordenadores das faculdades afiladas ao CETESP; Pe. José Luiz Cazarotto (diretor do ITESP); e Jefferson Costa (presidente do CETESP).