terça-feira, 28 de outubro de 2008

Carta 05/2008

Caríssimos alunos,
Paz e Bem.
Os representantes dos alunos das instituições de ensino teológico da cidade de São Paulo que fazem parte da CETESP, com a finalidade de preparar o VI Congresso de Teologia, a se realizar entre os dias 21 e 23 de setembro de 2009, querem contar mais uma vez com a sua colaboração na definição do tema deste importante evento. Das sugestões apresentadas na primeira pesquisa, selecionamos quatro blocos temáticos específicos e relevantes. Contamos com sua participação na escolha de um dentre eles que, ao seu ver, será mais importante e adequado a Teologia no momento em que vivemos. Aqueles que desejarem também podem acrescentar sugestões para o aprofundamento do tema selecionado. Data de Entrega: 11 de novembro de 2008 na reunião do CETESP.


Tema Geral / Delimitação do tema

Teologia e Pós-Modernidade/ Desenvolvimento das problemáticas da Teologia no mundo contemporâneo.

Tradição X Renovação / A contraposição entre a Teologia pautada nos dogmas e a quebra proporcionada pelas correntes de renovação da própria Teologia.

Pastoral Urbana / Mobilidade humana e o universo urbano / Formação de comunidades nos centros urbanos; problemática da pertença paroquial e formação de grupos; novas formas de comunidades; valores, tempo, espaço e desafios perante à pluralidade religiosa

Teologia, pluralidade cultural e novos sujeitos emergentes / Como a Teologia pode lidar com as novas formas de expressão dos novos grupos e sujeitos emergentes dentro da sociedade pautada pela pluralidade?