quinta-feira, 29 de setembro de 2011

5ª CONFERÊNCIA: Teologia: uma ética da Vida com as outras? Por Pe. Léo Pessini


O conferencista deste dia, Pe. Léo Pessini*, MI, famoso pelas obras no campo da bioética, falou sobre as várias concepções de saúde: seja como direito, assegurado pela Constituição dos países; como qualidade de vida; e como negócio, que a reduz ao âmbito comercial e limita seu acesso aos mais carentes.
Ele afirmou que a reflexão sobre a relação entre Teologia e saúde – bem como a ecologia – é uma conquista recente e privilégio de quem estuda teologia neste século. No entanto, hoje se observa que os teólogos da área da bioética são mais valorizados fora do que dentro da Igreja.
A respeito da passagem de uma concepção de saúde como silêncio dos órgãos (ausência de sintomas) para a aquela do bem-estar integral, o conferencista insistiu sobre a dimensão samaritana da saúde, isto é, o saber cuidar do sofrimento do outro.
Também entre os médicos essa mentalidade estaria em mudança, como o demonstra o recente código de conduta da classe, que explicitou a necessidade de o médico cuidar também da espiritualidade do paciente, numa clara indicação de que se está superando o modelo biológico-mecanicista de outrora.
Após sua fala, o palestrante respondeu a dúvidas dos participantes do VII Congresso.
Às 10h30, logo após o intervalo, deu-se início às oficinas - nove ao total.
* Camiliano, professor doutor em Teologia Moral; pós-graduado em Clinical Pastoral Education and Bioethics pelo St. Luke's Medical Center, em Milwaukee (EUA); membro da Diretoria da Associação Internacional de Bioética; superintendente da União Social Camiliana e vice-reitor do Centro Universitário São Camilo.