segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dom Odilo abre VI Congresso


A reflexão de abertura do Congresso de Teologia de 2009 coube ao Emmo. e Revmo. Cardeal Scherer, que destacou a validade do congresso para somar esforços na busca das soluções para os desafios urbanos: "a cidade não é problema... é possibilidade; é aqui que somos chamados a ser Igreja, discípula e missionária de Jesus Cristo, nestas condições, neste tempo". Para realizar a "conversão pastoral" pedida na Conferência de Aparecida, ele tocou em dois pontos: a presença ativa e visível na grande cidade e a busca de espaço no coração e nos ouvidos das pessoas. Ao concluir sua fala, D. Odilo fez votos de que o congresso seja proveitoso aos que são e serão pastores na grande cidade.
O Cardeal foi homenageado pelo seu aniversário - feliz coincidência da data - e recebeu presentes da CETESP pelas mãos do seu presidente, Alexandre Martins.

Abertura do VI Congresso de Teologia


Foto: Giuseppe D'Aleo
Foi aberta nesta manhã a VI edição do Congresso de Teologia da CETESP com o tema: "Tempos urbanos: desafios da pastoral na grande cidade". Nosso evento começou às 8h30, no anfiteatro do Centro Universitário São Camilo, com um momento orante partilhado por representantes de todos os institutos afiliados. Invocamos a luz do Espírito Santo, representada pelas velas acesas do candelabro no centro do palco.
Após a oração, foram convidados para compor a mesa: Alexandre Andrade Martins, presidente da CETESP na gestão 2008-2009; Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo; D. Angélico Sândalo, bispo emérito de Blumenau; Prof. Dr. Paulo Eduardo de Salles, pró-reitor administrativo do Centro Universitário São Camilo; Prof. Dr. Pe. Valeriano Costa, diretor da faculdade de Teologia da PUC-Assunção; Porf. Dr. Pe. Ronaldo Zacharias, diretor do curso de Teologia do Centro Universitário Salesiano (UNISAL) - Campus Pio XI; Prof. Dr. Pe. José Luiz Cazarotto, diretor do curso de Teologia do Instituto de Teologia de São Paulo (ITESP); Prof. Frei Oswaldo A. Rezende Junior, diretor da Escola Dominicana de Teologia (ETD).

Alexandre expressou as boas-vindas e agradeceu aos participantes do Congresso, especialmente às autoridades presentes. Em nome do Reitor do Centro Universitário São Camilo, o Prof. Paulo Eduardo também desejou que cada participante se sentisse bem-vindo. Em seguida, foi executado o Hino Nacional brasileiro.