segunda-feira, 26 de setembro de 2011

1ª CONFERÊNCIA. Frei Clodovis Boff: epistemologia teológica a partir da espiritualidade


Como primeiro conferencista do VII Congresso do CETESP, o professor Frei Clodovis Boff agradeceu pelo convite e recordou que foi o primeiro a receber o título de mestre pela antiga FAI – Assunção – hoje afiliada à PUCSP.
Para abordar a temática do diálogo, ele estabeleceu como seu panorama de condições os pólos da identidade e da alteridade, bem como elegeu o primeiro item como centro de sua fala. Em seguida, ele garantiu a abordagem do tema proposto – a epistemologia teológica – a partir da espiritualidade, tomando-a como a “menina dos olhos” da Teologia. Isso ficou patente em toda a exposição.
Sua abordagem deu-se em quatro momentos: a situação de contraste entre teologia e espiritualidade; as razões da existência desse contraste; os fundamentos para um diálogo fecundo entre as duas partes; as indicações práticas para que esse diálogo aconteça.
Em toda a sua fala, Frei Clodovis procurou centrar-se nas fontes da Teologia para afirmar a espiritualidade como essência dessa que, mais que uma ciência, é uma sabedoria. Vários autores cristãos, de pensamentos e correntes diversas, foram evocados, sobretudo a grande figura de Santo Tomás de Aquino - o qual, mais que doutor, foi um mestre espiritual de notável piedade.
Depois de trabalhar as díades infusio e studio, unctio e rigor, dom e tarefa, o conferencista resumiu seu discurso na necessidade de um estudo sério acompanhado de profunda oração para se fazer, de fato, um itinerário teológico.
Após o intervalo, Frei Clodovis respondeu a várias questões da platéia.

Nenhum comentário: