sexta-feira, 30 de setembro de 2011

6ª CONFERÊNCIA: Teologia na universidade: imposição ou possibilidade? Relações entre a Teologia e as ciências contemporâneas. Por João Décio Passos


Na última conferência de nosso VII Congresso de Teologia do CETESP, prof. João Décio* falou sobre a necessidade de superar o paralelismo entre o saber teológico e os demais saberes. Num mundo hegemonicamente científico, a teologia vive numa posição desconfortável, tanto na prática – na adaptação a um mundo técnico-científico – quanto na teoria – quando se vê num lugar de suplência da ciência.
Segundo ele, criticamos a tecnologia, mas continuamos a usá-la amplamente, o que gera hipocrisia. Por outro lado, pode-se cair na reprodução desse sistema; assim, no âmbito do simbólico, a teologia acaba colaborando com isso – por exemplo, com a teologia da prosperidade.
As várias reações diante desse quadro geram teologias perigosas de várias matrizes, tais como: a “teologia dos milagres” (à caça de fenômenos sobrenaturais); a “teologia supletiva” (que viria a explicar o que as ciências não conseguem ainda); a “teologia determinista (que afirma a separação entre fé e razão; e as “teologias metafísicas” (que subordinam todo conhecimento ao tema Deus).
Em tal contexto, o conferencista apontou algumas saídas. Primeiramente, a de superar a ilusão epistemológica de que exista uma única verdade ou de que a teologia seja uma síntese das ciências. Outro caminho pode ser o da complementação e autonomia dos princípios, que postula a auto-suficiência metodológica concomitante à insuficiência epistemológica, o que mostra os limites de cada ciência e complementaridade das abordagens.
Para um diálogo fecundo, seria preciso superar as pretensões tanto por parte das ciências quanto da teologia. Assim como a ciência se compreende como uma construção, a teologia poderia aprender como isso – aliás, a própria história da Teologia levaria a crer nisso.
Terminada sua palestra, o professor respondeu aos questionamentos dos expectadores.

* Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Livre-docente em Teologia pela PUC-SP, onde é professor associado no Departamento de Ciência da Religião. Ex-diretor da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).      

Nenhum comentário: