terça-feira, 27 de setembro de 2011

2ª CONFERÊNCIA: Teologia, mobilidade humana e sociedade, com Pe. Alfredinho


Nesta manhã, fez sua conferência o Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS (Pe. Alfredinho)*, que pautou sua reflexão na tensão existente nas Escrituras – tanto no Antigo quanto no Novo Testamento – entre a experiência do “Deus do caminho” e o “Deus do Templo”.
Segundo ele, as duas concepções apresentam amplas divergências entre si e atravessaram a história da Igreja até chegar a nossos dias. Talvez mais do que em outros tempos, essa tensão se faça visível na vida eclesial contemporânea, com grupos que privilegiam um ou outro pólo e disputam entre si.
O Concílio Vaticano II teria privilegiado a perspectiva do “Deus do caminho”, sobretudo na Gaudium et spes e na Lumen gentium, que conclamam a Igreja a enxergar a história humana de maneira aberta e capaz de assumir as novidades.
Após sua fala, Pe. Alfredo respondeu aos questionamentos da platéia.

* Missionário de São Carlos (scalabriniano), Superior Provincial da Província São Paulo, ministra cursos extras de Pastoral Urbana e Doutrina Social da Igreja, trabalhou por 5 anos (1998 a 2003) como assessor da CNBB na Pastoral Social. Tem amplo trabalho com migrantes e é especialista em mobilidade humana.

Nenhum comentário: